AS PRESSÕES

As pressões

As pressões reacionárias contra os secretários de Educação (Flávio Guimarães) e Saúde (Felipe Fernandes) começaram a ser respondidas pelas articulações políticas do bloco progressista dentro do próprio governo. Entre erros e acertos tanto Flávio como Felipe representam um sopro de renovação em áreas cristalizadas há bastante tempo.

Jogo pesado

As redes sociais da Internet como Facebook, Messenger, Twitter e WhatsApp são palco de uma luta direta e acirrada por espaço político. Esse processo se dá em diferentes níveis: municipal, estadual e federal. Em Cabo Frio, a extrema direita está jogando pesado para não perder o espaço conquistado em 2018.

Tentativa de reverter o jogo

Em 2020, a extrema direita, de cunho bolsonarista, levou uma sacudidela com a derrota do deputado Sérgio L. Azevedo, por uma margem expressiva: cerca de 11 mil votos. Não é por acaso que a extrema direita está em tempo integral na internet batendo duro, no governo de José Bonifácio.

Mamão com açúcar?

A extrema direita bate com mais força, justamente nos setores mais progressistas do governo municipal. O enfraquecimento dos setores mais avançados é uma necessidade para os bolsonaristas. Afinal, a fragilização dos progressistas fortalece os campos mais conservadores e até reacionários dentro do próprio governo.

Campo cinzento?

O enfraquecimento dos progressistas tornaria tudo um campo cinzento, isto é, o governo de José Bonifácio ficaria muito parecido com todos os demais. Qual seria o diferencial para o prefeito? A sua gestão econômico-financeira, a honestidade e correção nos gastos públicos? São ganhos importantes, mas poucos para o avanço da contemporaneidade.

Já aconteceu.

A contenção ao avanço do governo em direção ao campo progressista, com ganhos restritos apenas a notória competência administrativa do prefeito, certamente terão como conseqüência se chegar ao final do mandato com a “casa arrumada”. Está bom assim desse jeito?

Alguém duvida?

Claro que é bom, mas sem expressivos ganhos sócio-econômicos e também na política, dificilmente o município deixará de ter como sucessor um governo conservador e até mesmo reacionário. Todas as possíveis conquistas sofrerão retrocesso. Se alguém duvida, basta olhar para o país de Bolsonaro e seus cúmplices.

No governo!

A Família Bento não esquenta banco na oposição e como sempre aderiu ao governo: assim foi com Alair Corrêa e Marquinhos Mendes e agora com José Bonifácio. O vereador Vanderson Bento, do PTB de Roberto Jefferson, está bem articulado com o governo municipal. Nada muda na pequena política de Cabo Frio.

Compartilhe:
Instagram
0Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *