Categorias
Pequenas Doses

O SECRETARIADO TOMA FORMA

João Félix, na Cultura

O secretariado de Magdala Furtado vai tomando forma, com a indicação de João Félix, do Movimento Negro, para a secretaria de cultura, em substituição a Clarêncio Rodrigues. João Félix é longevo como militante político e cultural. Foi coordenador da candidatura de Paulo César Guia, então no PSDB, a prefeitura de Cabo Frio. Considerada alternativa a candidatura surpreendeu e quase bateu a candidatura de Marquinho Mendes, apoiado pelo então prefeito Alair Corrêa.

A indicação de Magdala

Em 2020, no PODEMOS, João Félix foi um dos articuladores do nome da empresária, do ramo imobiliário, Magdala Furtado para vice na chapa de José Bonifácio. O novo secretário de cultura, tem grande ligação com o mundo do samba (“Flor da Passagem”) e com o presidente da Câmara, Miguel Alencar.

Alpacino na Saúde

Na secretaria de saúde, Bruno Alpacino substitui o ex-deputado Janio Mendes, mas não é novidade no município. Alpacino foi secretário na gestão do prefeito Adriano Moreno. Tomou posse após a exoneração do ex-deputado Iranildo Campos, que deixou o cargo em meio a crise que tomou conta da secretaria e abalou a saúde pública municipal.

Na Fazenda, Bebeto

Quem assume a estratégica secretaria de fazenda é o empresário, Bebeto Cardozo, por coincidência da mesma área da prefeita Magdala Furtado, o ramo imobiliário. Bebeto Cardoso foi presidente do IBASCAF antes do rompimento com José Bonifácio. Desde então vinha fazendo acirrada oposição ao governo do falecido prefeito. Bebeto é líder comunitário na Praia do Siqueira e candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Anúncio adiado

O anúncio coletivo do secretariado, originalmente marcado para a manhã de ontem, 19, foi empurrado para sexta-feira. Segundo alguns observadores da política local o adiamento se deve as dificuldades de composição política para a montagem de algumas secretarias como a de planejamento, considerada estratégica.

Freio de arrumação

O governo de José Bonifácio, sob o ponto de vista político/ideológico, foi a reunião de diferentes grupos em função da constatação, que a crise do município não podia se estender mais. Após as prefeituras de Alair, Marquinho e Adriano havia a necessidade de um “freio de arrumação”, que o governo de Bonifácio realizou em parte, porque as circunstâncias geradas pela doença do prefeito travaram e retardaram mudanças essenciais.

O Equilíbrio

José Bonifácio, com grande autoridade ética e política conseguiu manter o equilíbrio político do seu governo. Foi auxiliado em grande parte pelos acordos trabalhados pelo presidente da Câmara, Miguel Alencar (União Brasil) e pelo decano Luis Geraldo (Republicanos), permitindo ao governo ter uma sólida base no legislativo.

Ponto de Encontro

A Confeitaria Suisso, sem dúvida, se consolidou como o ponto de encontro mais visível dos políticos e do seu entorno, em Cabo Frio. A confeitaria, na Avenida Nossa Senhora da Assumpção está no meio do caminho entre a Câmara e a Prefeitura e entre o cafezinho e um “mil folhas” até secretário é derrubado.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *