- PEQUENAS DOSESpor blogdototonho
Qual o destino?
De um lado Miguel Alencar e Leonardo Picciani. Do outro, Marquinho Mendes e Washington Reis, ambos dentro do MDB. Alguns apostam no confronto entre as duas lideranças, que buscam a candidatura a prefeito, outros acreditam no acordo, fruto do efeito pacificador do velho MDB de Ulisses e Tancredo.
Na Câmara …
Há quem diga que Marquinho Mendes, agora no MDB, terá muita dificuldade para conseguir os quatro votos que lhe faltam na Câmara para viabilizar sua candidatura a prefeito. Tudo dependeria da formalização de um grande acordo para a disputa das eleições municipais de 2024, que prometem ser as mais quentes das últimas décadas.
Exagerou
Marquinho Mendes compareceu ao lançamento do “Abanheém” livro do seu irmão Carlos Victor (Vivique). O ex-prefeito estava ao estilo “beijo no coração”, mas exagerou na tintura do cabelo, estava mais pretinho que as asas da graúna. Deve ter usado a antiga Loção Camélia do Btasil ou quem sabe Grecim 2000. Menos, Marquinho!
Abanheém
O lançamento do romance “Abanheém”, do médico Carlos Victor (Vivique), na noite de quinta-feira, no Charitas, foi um imenso sucesso, com a presença de grande parte da sociedade cabofriense e do chamado “mundo político”. A noite prosseguiu para convidados no restaurante “Tia Maluca”, no Boulevard Canal.
Janio Mendes
O presidente do PDT de Cabo Frio, Janio Mendes, está feliz da vida com o anúncio da queda em 400% do número de mortes, na Via Lagos, considerada a melhor rodovia do país. A redução vertiginosa no número de mortos desde a instalação de uma divisória metálica separando as pistas foi um marco na redução dos índices de acidentes no trecho. A instalação da divisória metálica na Via Lagos foi um marco do mandato de Janio como deputado, na ALERJ.
Lançamento no Tamoyo
Quem também lançou livro, “Rauai – O Patrão do Polígono da Maconha”, foi a ex-secretária de turismo e também de agricultura, no governo de José Bonifácio (PDT), Katyuscia Brito. O lançamento foi na noite do sábado, no Tamoyo Esporte Clube. Katyúscia e seu marido Alan do Chaparral acabam de ser anunciados como novos apoiadores da candidatura do deputado Serginho.
Qual a legenda de Magdala?
A prefeita Magdala Furtado estava filiada ao Podemos, posteriormente se transferiu para o PL, partido do governador Cláudio Castro e do deputado Serginho. De olho na possibilidade de reeleição e a incompatibilidade com Serginho a prefeita procurou o Republicanos, mas segundo os caciques da política local, a legenda está com o deputado.
Homenagem ao cinema de José Sette
Rogério Terra
- COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CABO FRIO – ALACAFpor blogdototonho
Ontem (30), no Hotel Nova Onda, em Cabo Frio (RJ), aconteceu a comemoração dos seis anos de nossa Academia de Letras e Artes de Cabo Frio – ALACAF. Na oportunidade, aconteceu também o lançamento duplo dos livros “Crônicas de um professor sonhando aposentadoria” e “Escrever para não enlouquecer”, do nosso confrade Isac Machado de Moura.
Durante o evento, foi apresentada a composição da nova diretoria, eleita por unanimidade, para os próximos quatro anos. Jaqueline Brum segue como nossa presidenta, tendo Álvaro do Valle como vice-presidente, Vinícius Grijó como secretário, eu, Luciana G . Rugani, como vice-secretária, Carlos Henrique como tesoureiro e Renato Fulgoni como vice-tesoureiro.
Eu e a escritora Rosana Silva fizemos a performance de nossos textos premiados no Concurso Literário Teixeira e Sousa 2023. Rosana leu o seu conto “Memórias do filho mais velho”, premiado em terceiro lugar no gênero “Conto” e eu declamei meu poema “Sal em Memórias”, premiado em terceiro lugar no gênero “Poema”.
Aos acadêmicos presentes que participaram da Festa Literária de Paraty – Flip, foram entregues os certificados de participação emitidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Foi mais um dos grandes momentos da caminhada de nossa academia, cujas ações têm como meta a popularização da literatura e a divulgação da cultura literária de Cabo Frio.
- SECRETARIA DE CULTURApor blogdototonho
- NOTApor blogdototonho
Em função de incidente de ordem pessoal, a atualização do BLOG foi realizada de maneira bastante restrita. A ideia é que na segunda tudo volte a normalidade. Obrigado pela paciência.
- PEQUENAS DOSESpor blogdototonho
As contas de Marquinho
No meio político de Cabo Frio há quem diga que o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) não tem condições de conseguir a totalidade dos votos necessários para aprovação de suas contas pela Câmara Municipal. O ex-prefeito nega e diz que está tranquilo é que não existem obstáculos jurídicos, que possam impedir e frear a sua candidatura.
Lançamento literário – 1
A noite de ontem, quinta-feira, foi marcada pelo lançamento do livro “Abanheém” do médico Carlos Victor da Rocha Mendes. O encontro no Charitas reuniu boa parte da sociedade cabofriense e do mundo político, inclusive candidatos a prefeito do município. O fim de ano tem sido marcado por muitos lançamentos literários, o que é um bom sinal para o município.
Lançamento literário – 2
A ex-secretária de agricultura Katyuscia Brito retornou da FLIP 23, em Paraty, onde promoveu o lançamento do seu primeiro romance: “Rauai, o patrão do polígono da maconha”. A autora faz nesse sábado o lançamento do livro para Cabo Frio, em noite de autógrafos, no Tamoyo Esporte Clube, a partir das 18 horas.
- PEQUENAS DOSESpor blogdototonho
Podcast do Cabral
Hoje às 14 horas no podcast comandado pelo jornalista Moacir Cabral o entrevistado será o editor aqui do Blog do Totonho. A ideia é que o programa seja leve, embora boa parte dos assuntos envolvam questões de ordem política e econômica de Cabo Frio e Região dos Lagos como um todo.
Composição ou Confronto?
A maior parte dos observadores políticos de Cabo Frio não acreditam em um confronto entre Marquinho Mendes e Miguel Alencar, dentro do MDB. Conversando dentro do ambiente que cerca o legislativo municipal muito pouca gente acredita na possibilidade do MDB se dividir, é bem mais provável uma composição.
A Aprovação das Contas
A aprovação das contas do ex-prefeito Adriano Moreno (14 X 2) foi muito mais tranquila do que muita gente imaginava. Afinal, Adriano Moreno parece não ter mais pretensões políticas/eleitorais e está se dedicando em tempo integral a sua clínica de médico ortopedista, o que combina perfeitamente com a sua falta de habilidade para a vida político-partidária.
Tsunami ou Marolinha
Outras prestações de contas, mais a frente, terão que passar pela Câmara, com gente interessadíssima em continuar na vida política e voltar a ter em mãos a “caneta cheia de tinta”. Aí é que veremos se o “pau vai cantar” ou não. Caso tenha acordo para tudo ou quase tudo é bem provável que as previsões de um tsunami, na Praia do Forte, em Cabo Frio, acabe sendo uma marolinha.
Ampliando as bases
O candidato escolhido pelo PT, o professor Rafael Peçanha tem aumentado gradualmente sua cota de trabalho e dado conta nas redes sociais. O PT, visando ampliar suas bases e captar maiores apoios, criou um escritório político em Aquários, no 2º Distrito de Tamoios e está planejando o do Jardim Esperança.
- LANÇAMENTOS LITERÁRIOSpor blogdototonho
- REFLEXÕES PÓS-FLIPpor blogdototonho
No fim de semana passado, participei, pela primeira vez, da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, em sua 21ª edição. A nossa Academia de Letras e Artes de Cabo Frio – ALACAF, da qual sou membra fundadora, foi selecionada pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro para realizar um sarau literário na Casa da Leitura e do Conhecimento.
Foi uma oportunidade ímpar de levarmos o nome de Cabo Frio para a maior festa literária do país! Além do sarau literário, realizamos vários lançamentos.
Paraty é uma cidade inspiradora, que tem a arte presente em cada espaço, cada lugar por onde passamos. A começar pelo bairro onde ficamos, “Portal das Artes” , cujas ruas possuem nomes de célebres artistas nacionais. O centro histórico, preservado da ganância imobiliária, transporta-nos ao tempo do império! Observamos que o público caminhava pelas ruas, em visita às casas da Flip, e as ruas permaneciam limpas. No período em que lá estive, não vi turistas jogando lixo nas ruas, ou destruindo espaços com vandalismo. Creio que é uma prova de que eventos culturais de qualidade fazem a diferença em um ambiente. Onde as pessoas valorizam a arte, a cultura e a história de um povo, o ambiente se nutre positivamente, as boas ideias germinam e a cidade prospera.Resolvi pesquisar um pouco mais sobre a história da Flip. Trata-se de um evento anual que teve sua 1ª edição em 2003, resultado do esforço de uma mulher, a editora inglesa Liz Calder. Uma visionária, com certeza, que se juntou a outros poucos também visionários como ela, e trouxe para o Brasil a experiência ainda inédita dos festivais literários comuns na Europa. Um início modesto, romântico, com poucos convidados, mas que foi a pedra fundamental na construção dessa festa majestosa que temos atualmente. Vale destacar que a Flip não é uma realização do poder público. Ela foi idealizada por uma mulher apaixonada pela arte e hoje é organizada pela Associação Casa Azul, uma associação sem fins lucrativos, e possui sua própria forma de financiamento e curadoria eleita para cada edição. Isso me fez refletir no quanto podemos construir e promover, em termos de cultura e arte, quando temos interesse, quando valorizamos, quando reconhecemos a importância vital do conhecimento no aprimoramento de nossa sociedade. Se os organizadores da Flip permanecessem inertes esperando a iniciativa do poder público, talvez hoje ela não existisse. Claro que o poder público tem o dever de impulsionar a cultura e deve cumpri-lo. Mas eu me refiro às pessoas terem olhos para a arte, sentirem e valorizarem a capacidade criativa e apoiarem os artistas de sua localidade. Aqui em Cabo Frio temos vários coletivos visionários que fazem muito, com recursos próprios, pela arte e pela cultura da cidade.
Não irei citá-los aqui por ser impossível citar todos, mas vale destacar, por exemplo, o coletivo Flores Literárias que, anualmente, organiza e promove a Festa Literária Cabo-friense – Flic, de cujas atividades busco participar em todas as edições. Trata-se de um coletivo formado pelas escritoras Andréa Rezende e Jaqueline Brum, as quais posso dizer que são duas visionárias da literatura que, com paixão pelo que fazem, conseguiram conquistar muitos de nós para os eventos literários e para as antologias que são produzidas. E assim vamos, também, divulgando e trazendo pessoas de todo o país para participar!
É isso que faz a engrenagem da arte se mover, é a isso que me refiro! A cultura, a arte e a história são essenciais para ajudar na evolução e no aprimoramento de uma sociedade. E, uma sociedade mais evoluída, em que seus membros, por meio de atitudes, valorizam de fato a cidade onde vivem, com certeza atrairá um público de mesma sintonia. É essencial que cada ser se apodere do poder transformador que a arte impulsiona em uma sociedade, e que busque conhecer, reconhecer e valorizar a cultura, a arte e a história que o envolve. Se cada cidadão buscasse cultivar na alma a sensibilidade artística, a sociedade seria outra, bem mais leve e mais agradável.
Luciana G. Rugani
- PEQUENAS DOSESpor blogdototonho
“Partido Ônibus”
A filiação de Marquinho Mendes ao MDB, na sexta-feira vai definir se a disputa entre ele e Miguel Alencar será bastante acirrada ou se caminha para um acordo e conciliação de interesses típicos do MDB. Não é por acaso que ganhou o apelido de “partido ônibus” onde todas as torcidas e grupos políticos podem até mesmo divergir, mas acima de tudo conviver.
O espírito de Ulisses e Tancredo
O MDB de Cabo Frio teria muito a ganhar caso incorporasse ao seu acervo a experiência e o pragmatismo do Doutor Ulisses Guimarães e Tancredo Neves que, apesar das divergências conseguiram superá-las e combater o autoritarismo. Com a união na diversidade as duas históricas lideranças da política brasileira estabeleceram uma sólida aliança, que muito colaborou para a redemocratização do país.
Escritório político, em Tamoios
Após o evento realizado junto com o deputado Lindbergh Farias, no bairro de São Cristóvão, reunindo a militância de Cabo Frio e Região dos Lagos, o professor Rafael Peçanha anuncia a abertura do escritório político do PT, na Avenida Beira Rio, 340, no bairro de Aquarius, no 2° Distrito de Tamoios,
Câmara aprova as contas de Adriano Moreno
Por 14 votos a 2 os vereadores aprovaram as contas do ex-prefeito Adriano Moreno, referentes ao ano de 2019. A sessão foi realizada nessa terça-feira, 28. A votação mais aguardada é a que vai definir a aprovação ou não das contas do ex-prefeito Marquinho Mendes, que é candidato a sucessão de Magdala Furtado.
Homenagem ao Pançudo
Na mesma sessão dessa terça-feira, 28, a Câmara Municipal aprovou homenagem a tradicional lanchonete Pançudo, que completou quarenta anos de fundação, através de uma Moção de Aplausos, por indicação do presidente da Casa, vereador Miguel Alencar (MDB). Atualmente, o Pançudo funciona na Rua Meira Júnior, junto a sede do Corpo de Bombeiros.
Amigos do Bem
Estamos arrecadando alimentos para a formação de 200 cestas básicas que serão distribuídas a famílias carentes já cadastradas na Paroquia de Nossa Senhora da Assunção. Se você puder ajudar, pode deixar sua contribuição no Yazigi. Desde já muito obrigada. Deus abençoe sua vida.
Campanha
Nosso amigo Lucas Adriani, do Titã Lanches, está enfermo. Ele passou por uma cirurgia de Emergência e agora iniciará o tratamento quimioterápico. Lucas é autônomo, corretor de imóveis, essa cirurgia foi feita com recursos próprios e levou toda a sua reserva e sem saúde ele não está conseguindo trabalhar e prover seu sustento. O tratamento quimioterápico esta sendo feito pelo SUS, mas no Rio e seus gastos com viagem e remédios são muito altos.
Gostaríamos de poder contar com a ajuda de todos os amigos, com qualquer valor e com suas orações.
Um pouquinho de cada um não fica pesado para ninguém!
Desde já agradecemos!
https//benfeitoria.com/projeto/ajude-o-lucas-adriane-1f60
- * campanha idealizada por Fabio Neves e Fernando Cunha
- dezembro 2023 (5)
- novembro 2023 (62)
- outubro 2023 (49)
- setembro 2023 (67)
- agosto 2023 (74)
- julho 2023 (53)
- junho 2023 (40)
- Artigo (203)
- Editorial (26)
- Pequenas Doses (120)
- Sem categoria (1)
91 respostas em “BLOG DO TOTONHO”
Parabéns meu nobre e valente professor…
Aguardando textos do amigo.
Parabéns Totonho pela volta do seu blog! Análises sempre coerentes e precisas sobre a política e assuntos relevantes de nossa região! 👏👏👏
Legal, Totonho, adorei a volta do blog, nos atualiza diariamente. 👏👏👏
Saudades da Praia da Barra, sem carros, sem barracas e sem pedras soltas. Abraço e sucesso nesse retorno, já é a primeira coisa que faço quando ligo o computador.
Obrigado, meu caro amigo.
Que bom que o blog voltou a sua escrita/presença faz falta no dia a dia da cidade!
Um abraço meu e de Zé Correia
Parabéns Totonho pela volta do Blog, agora podemos ter notícias sérias sobre nossa região. 👏👏👏
Informações preciosas! Maravilha, elegante e sem rodeios. Sucesso!
Parabéns pelo retorno, Totonho.
Seu Blog é necessário.
Totonho is back. Maravilhaaaa
Você é muito gente boa Clóvis. Obrigado!
Totonho, obrigado pela volta…
Eu é que agradeço o carinho.
É muito bom ver e ler o blog. Como disse há uns anos atrás deveria ter também um PodCast. Pensa nisso!
Parabéns querido. A volta do blog é parte da cultura literária da cidade. Obrigado.
Adorei o retorno do Blog! Parabéns, Querido Totonho!
Concordo plenamente com a primeira colocação sobre a falecida lembrança do sal. Podia- se ter um parque com um trenzinho mostrando como funcionavam as salinas .Seria,sem dúvida , uma atração turística rentável.
Sobre um monumento pra resgate da memória do sal em nossa cultura e economia sugeri já há algum tempo em transformar o antigo monstrengo da finda Praça das Águas num Memorial às Salinas. Mas ninguém parece ter interesse sendo melhor pro governo transformar aquele espaço numa horta, jardim ou oca indígena.
Voltou👏👏👏