Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Espanto?

Custa crer, mas é a pura verdade, os caciques políticos do PT, outrora tão puros, misturados, abraçados e agasalhados no governo de Magdala Furtado (PV). A presença de Benedita da Silva e Lindbergh Farias, em Cabo Frio, apoiando o projeto de reeleição da prefeita, chocou muitos progressistas e causou espanto na militância avessa ao Diário Oficial.

Outra eleição ‘sub judice’?

Marquinho Mendes, lidera o MDB em Cabo Frio, mas ligado ao grupo de Washington Reis, de Duque de Caxias, que controla o partido no Estado do Rio. Marquinho Mendes faz trabalho de divulgação pelas redes sociais da Internet e reafirma sua candidatura a prefeito de Cabo Frio, embora suas contas tenham sido rejeitadas pela Câmara. Teremos outro pleito ‘sub judice?

Quem será vice?

Na Federação PSOL/REDE o assunto do vice, para formar chapa com o professor Rafael Peçanha ainda não foi discutido oficialmente. Alguns nomes tem se destacado oficiosamente: Lucas Muller, Márcia Rodrigues e o professor Roberto Póvoas (Betinho). Rafael Peçanha ainda não se pronunciou, mas como se sabe o nome do vice é sempre o último a ser anunciado.

A escolha do vice

Não parece, mas a escolha do vice para compor a chapa com candidato a prefeito é muito importante. Alguns veteranos dizem que o vice deve ser uma pessoa, na qual o prefeito deposita tanta confiança, que a qualquer hora, mesmo chovendo, possa descer a escada escorregadia a frente do seu vice. Nesse caso, se o prefeito escorregar, o vice deve segurar e amparar.

Questão de memória

Alguns tem memória curta, mas existem aqueles cujas lembranças estão vivas e sabem a maneira como o então prefeito José Bonifácio (PDT) foi tratado pela então vice-prefeita Magdala Furtado (agora está no PV). Não é por acaso que o cuidado na escolha do companheiro de chapa tem que ser muito grande.

Alianças fortes

Serginho Azevedo (PL) tem acumulado funções: é líder do governo Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ) e ao mesmo tempo articula sua candidatura a prefeito de Cabo Frio. Derrotado por José Bonifácio (PDT), em 2020, mas reeleito deputado com a expressiva votação, mais de 100 mil votos, Serginho Azevedo tem atraído para o seu lado forças políticas robustas, em trabalhos de convencimento e articulação muito bem organizados.

Quem será o vice?

O líder do “Bloco Conservador”, Serginho Azevedo, também ainda não escolheu oficialmente seu vice, mas dois nomes tem sido muito falados: o ex-deputado Mauro Bernardo, de grande apelo popular e o presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar, hábil articulador político, capaz de atrair grande parte da classe média e amplos setores da área cultural. A escolha definitiva deve ser bem mais para frente.

Vacina XBB contra a Covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda (10) em Cabo Frio
Imunização acontece nas unidades de saúde, das 9h às 16h, para grupos prioritários

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou nesta segunda (10) o esquema de imunização contra a Covid-19 da vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna. O público-alvo são pessoas a partir de seis meses e com vulnerabilidades que aumentam o risco para as formas graves da doença. A vacinação acontece das 9h às 16h, em 11 unidades de saúde.

Para o grupo prioritário, a recomendação é de dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo, e independentemente do número de doses prévias de vacina da Covid-19 que já tenham sido tomadas.

O público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; pessoas de 60 anos ou mais (duas doses anuais); pessoas que vivem em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas (duas doses anuais); indígenas vivendo em terra indígena; indígenas vivendo fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas.
Completam o grupo prioritário gestantes e puérperas (duas doses anuais); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.


As unidades de saúde que estão aplicando o imunizante são:


1 – Centro de Saúde Oswaldo Cruz;


2 – ESF Jardim Caiçara;


3 – ESF Parque Burle;


4 – Hospital Dia;


5 – UBS Unamar;


6 – Casa da Criança (atende crianças até 14 anos);


7 – ESF Araçá;


8 – ESF Guarani;


9 – UBS Maria Lucia Oliveira de Santana;


10 – UBS Santo Antônio.


As demais unidades vão participar da vacinação após nova remessa do imunizante ser enviada pelo Estado do Rio, prevista para terça-feira, dia 11 de junho.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *