Categorias
Artigo

PARTICIPAÇÃO NO 2° ENCONTRO LITERÁRIO ALDEENSE: INCENTIVO LITERÁRIO E DANÇA CIGANA

No último fim de semana, aconteceu o 2° Encontro Literário Aldeense – 2° ELA, na Praça da Matriz, na cidade de São Pedro da Aldeia. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA, e contou com várias atrações como exposição de livros, painéis literários, exposição de artesanato, dança cigana, shows musicais, apresentações de trabalhos artísticos premiados em editais culturais e microfone aberto para declamações poéticas e palestras literárias. Na noite de sexta-feira, aconteceu também o jantar de comemoração de aniversário da ALSPA, com a outorga de títulos, entrega de homenagens e posse de novos membros, entre eles alguns que vieram das regiões norte e sul do país. São muito importantes eventos como esses, pois eles possibilitam um maior entrosamento entre os membros da academia, e isso torna mais forte o vínculo acadêmico. Durante o jantar, fui surpreendida com uma homenagem por meio da outorga do título de “Doutora Honoris Causa em Literatura”, concedido pela ALSPA. Esse título é muito significativo para mim, pois a ALSPA, hoje com cerca de 300 membros, é uma academia bastante representativa e ativa na promoção da arte e da cultura. Seu presidente, o escritor Rogério Veiga, tem feito um trabalho maravilhoso que consegue reunir membros de ponta da literatura de várias regiões do país, e, entre eles, membros que buscam promover o legado herdado de seus antecessores, como é o caso de Janaína da Cunha, bisneta de Euclides da Cunha, e de Zuleica Tani, tataraneta de Monteiro Lobato. A ALSPA tem cumprido com excelência seu papel de divulgação da cultura e promovido com sucesso o incentivo das mais variadas expressões de arte em São Pedro da Aldeia e região. Quanto a esse incentivo, posso dizer que eu mesma sou uma que me senti incentivada a praticar outra forma de arte que sempre me encantou: a dança cigana. No ELA, tive, mais uma vez, a oportunidade de dançar com o grupo “Ciganeando por aí”, composto por Sheila Trajano e o casal Marise Santiago e Semeraro. Foi uma experiência única para mim, pois, até aquele momento, eu havia dançado apenas para um público restrito de colegas acadêmicos. Na Praça da Matriz, foi a primeira vez que dancei para um público maior, e foi algo que deixou em mim aquela vontade de pedir bis e dançar novamente! Durante a pandemia, eu adquiri uma roupa cigana para começar a fazer aulas online, pois sempre gostei muito dessa dança! Acabei não fazendo a aula online mas, melhor que isso, tempos depois conheci o “Ciganeando por aí” que me proporcionou a realização desse sonho de, um dia, dançar em uma apresentação, o que me deixou muito feliz.
Ainda no ELA, já na parte final do evento, participei do “Microfone Aberto”, ocasião em que proferi uma palestra de incentivo literário e de explicações sobre meu poema “Sal em Memórias”, um dos vencedores do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura, ano 2023, aqui de Cabo Frio. Foi a primeira apresentação de um projeto que eu gostaria de realizar, junto a escolas do Município. Penso que, entre uma edição e outra do Prêmio Teixeira e Sousa, o poder público poderia convidar os autores dos poemas premiados para proferir uma mini-palestra para os estudantes sobre o fazer literário e sobre os poemas premiados, com informações sobre a maneira como foram compostos os poemas e também explicação estrofe a estrofe dos textos. Nessa edição de 2023, o tema foi “A importância do sal para nossa região”, portanto eu pude falar também sobre partes de nossa história que foram retratadas no poema. Um projeto como esse, junto às escolas públicas, seria muito bom para incentivar a participação dos estudantes na premiação e incentivar o gosto pela escrita e pela leitura e até mesmo pela pesquisa mais a fundo sobre o tema proposto. Fica aí, mais uma vez, a minha sugestão. Para mim, seria gratificante poder falar novamente sobre esse tema. Quem se interessar em assistir minha breve explanação ou a apresentação de dança cigana, poderá encontrá-las no meu canal do Youtube, com meu nome Luciana G. Rugani.
O 2° ELA foi um sucesso e, a cada edição, torna-se mais rico em expressões artísticas. Fica aqui meus parabéns aos organizadores, a todos os participantes do evento e ao dileto e atento público que apreciou nossas apresentações.

Luciana G. Rugani
Academia de Letras e Artes de Cabo Frio – ALACAF e Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA

Compartilhe este Post com seus amigos:

6 respostas em “PARTICIPAÇÃO NO 2° ENCONTRO LITERÁRIO ALDEENSE: INCENTIVO LITERÁRIO E DANÇA CIGANA”

Luciana , muita coragem por enfrentar preconceitos, não estamos preparados, mas, vc mostrou muita valentia e coragem! O largo da matriz, me faz lembrar, um presepio, tem muito de bucólico e nos incentiva a tomar atitudes modernas e diferentes! Parabens Rugani

Luciana Rugani , você já faz parte do grupo Ciganeando Por Aí…
Foram dois dias maravilhosos. Aguardo ansiosa por mais eventos assim.
Gratidão 🌻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *