Categorias
Ponto de Vista

PONTO DE VISTA

Octávio Perelló (*)

CORRIDA ELEITORAL

Em campanha para a Prefeitura de Cabo Frio desde 2020, o deputado estadual Sérgio Azevedo (PL) tem feito pesquisas que o colocam em vantagem na corrida eleitoral desse ano. É importante frisar que até o momento largou praticamente sozinho e assim permanece na raia, enquanto os possíveis adversários ainda estão decidindo quem vai correr, embora estejam no jogo os nomes da prefeita Magdala Furtado (PV), Kamylla Mendes (MDB) e Rafael Pecanha (Rede), além da possibilidade aventada por muita gente de que o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) resolva sua pendência na Justiça nos próximos dias e entre no páreo, o que certamente mudaria toda a correlação de forças nessa eleição.

…SANDÁLIAS DA HUMILDADE

Diz-se nos bastidores políticos que Serginho Azevedo e seus apoiadores mais cautelosos manifestam preocuoação com os correligionários afoitos que pregam o clima de “já ganhou”. Muitos apoiadores acham que esse comportamento, que é arriscado, contagia a torcida. A estes o comando da campanha pede, com razão, que calcem as sandálias da humildade, porque tem muito chão pela frente e eleição só se ganha no final.

…FRAGILIDADES E REAÇÕES

A rejeição ao candidato ainda é substancial no grande centro de Cabo Frio, onde estão os votos da classe média formadora de opinião que mora entre a Passagem e o Guarani. Mas Serginho tem buscado reação em bairros como Jardim Peró e Tangará, usando para isso o apoio ao futebol amador e as reuniões articuladas com lideranças locais.

TAMOIOS E SUA IDENTIDADE

Tamoios, que por muitos anos se sentiu desprestigiado pelos governantes de Cabo Frio e serviu à sanha insaciável de velhos caciques da política cabo-friense e de seus cabos eleitorais, vem tomando gosto pela representação política que passou a sentir com a ascensão ao poder de uma moradora do 2º Distrito. É o que algumas pesquisas apontam, assegurando à prefeita Magdala Furtado (PV) um importante protagonismo.

HABILIDADE DE DECANO

Sem fazer alarde o veterano vereador Luis Geraldo (REPUBLICANO), que já foi presidente da Câmara por duas vezes, investe no trabalho que vem dando certo e com o qual busca o sexto mandato. Já em seu primeiro mandato, entre 2005 e 2008, mesmo inexperiente na política o vereador mostrou espírito conciliador e foi alçado à presidência da Casa. Com o tempo Luis Geraldo, que durante mais de vinte anos exerceu a profissão de cirurgião-dentista, se tornou o vereador que mais conhece a Lei Orgânica, o Regimento Interno e os ritos do Legislativo, e por isso é tratado afetuosamente como professor pelos novatos que encontram nele um orientador.

PECANDO NO DETALHE

O Colégio Objetivo, que se instalou no prédio do extinto Centro Educacional Alexis Novellino, chegou com novo layout e parqueamento de estacionamento frontal, demonstrando zêlo e organização, mas pecou e muito ao pregar (isso mesmo) uma placa numa das belas árvores que há anos oferecem sombra à calçada. O que custa aos empreendedores da educação mandar confeccionar um poste de metal e neste afixar a necessária placa de “não estacione”? Seria uma boa forma de inserir o respeito ao meio ambiente na agenda educacional da nova escola.

MUDANÇA DE VENTOS

O que parece estabelecido nas eleições de Cabo Frio pode ser sacudido nos próximos dias pela entrada em campo de um candidato inesperado que ao mesmo tempo é muito esperado. As apostas já começaram no último fim semana, anunciando a quarta-feira como dia D.

  • Jornalista e produtor de conteúdo.
Compartilhe este Post com seus amigos:

Uma resposta em “PONTO DE VISTA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *