Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Medo de fantasmas? 1

O vereador Léo Mendes, ganhou influência política na secretaria de turismo após a ascensão de Magdala Furtado (agora no PV) e precisa decidir seu futuro partidário para a eleição de 6 de outubro. Tentou o PV, mas foi barrado, mas lhe foi oferecido o PC do B, que a princípio o vereador não aceitou. Será que o fantasma de “comunista” e “comedor de criancinhas” tão em voga no século passado assustou o nobre membro do legislativo municipal?

Medo de fantasmas? 2

O que pode acontecer com vereadores como Leo Mendes e Átila Motta ou Átila da Ótica, que não assimilam a entrada no Partido Comunista do Brasil (PC do B), com medo de sofrerem preconceito dos eleitores? Caciques da política local garantem que Leo Mendes bateu na porta do Republicanos, cujo controle está nas mãos do decano da Câmara, o vereador Luis Geraldo.

Problemão! 1

Caso isso ocorra com Leo Mendes, certamente não lhe será negada a filiação, mas ao assinar no time do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella vai ter que dar tchau para a prefeita e ingressar na equipe do deputado Serginho Azevedo (PL), porque o Republicanos apoia o deputado cabofriense. No ano da eleição, o vereador de primeiro mandato, perder o prestígio e acesso dentro do governo, por mais impopular que este governo seja, é uma situação bem complicada, ou seja, difícil mesmo.

Problemão 2

A estrutura política do governo municipal, que vai enfrentar o processo eleitoral, em 2024, é pequena se comparada ao controle que o deputado Serginho Azevedo (PL) exerce sobre cerca de 13 partidos, inferior também a aliança entre o MDB e o PDT. Portanto, não é por acaso que o grupo político do atual governo agiu para implodir a Federação Brasil da Esperança (PT – PC do B – PV), porque estava quase sem saída política para disputar a eleição de 6 de outubro.

O abandono do barco

Após alguns episódios acontecidos no Palácio Tiradentes, sede da Prefeitura, muito pouca gente acredita na coesão da base parlamentar da prefeita para enfrentar a sua tentativa de reeleição, considerada quase impraticável. Na medida em que o processo eleitoral avançar e ficar evidenciado que a reeleição não vem a tendência é que os vereadores, que pensam desesperadamente em se reeleger abandonem o barco em meio a tempestade política.

2024 pode ultrapassar 1988?

O PSB, fiel até o momento ao projeto político da prefeita de Cabo Frio, tem anunciado que pretende, com boas doses de otimismo, fazer três vereadores, em 6 de outubro. Se acontecer, o PSB estará superando sua performance de 1988, quando elegeu dois vereadores (Beto Nogueira e Orlando Paco) e o primeiro suplente, Milton Roberto, além de ter dois outros candidatos muito bem votados: Robson Bessa e Roberto Póvoas, o professor Betinho.

Próximos capítulos

Alguns analistas procurados pelo Blog garantiram que a nominata do PSB não é tão forte assim. Segundo eles a legenda estaria sendo preparada para eleger um vereador, Emanoel Fernandes, que, inclusive, já fez parte do legislativo municipal. Caso os socialistas façam mais um esse seria o atual presidente do partido, o secretário adjunto de ciência e tecnologia, o professor André Carvalho. Os próximos capítulos mostrarão quem tem razão.

O Hospital da UERJ

O jornalista Octávio Perelló, em sua coluna de segunda-feira noticiou que o Hospital Hesio Cordeiro, da UERJ, em Cabo Frio, deve ser ampliado. Em época de tão poucas notícias boas, essa é boa demais, porque fortalece a saúde pública no município e Região dos Lagos. Ao mesmo tempo em que estão sendo desenvolvidos os novos cursos de Ciências Ambientais, Geografia, Medicina e Enfermagem. A região só tem a ganhar. Quem sabe Cabo Frio se transforma em cidade universitária?

Raro exemplo

A chegada da UERJ em Cabo Frio foi muitas vezes prometida por diferentes governos, mas só agora, ainda no governo José Bonifácio (PDT) através de iniciativa pioneira do deputado Serginho Azevedo (PL) a promessa foi transformada em realidade. Raro exemplo em que diferenças partidárias, políticas e ideológicas foram deixadas de lado para que um empreendimento dessa natureza, com claros benefícios para a população pudesse acontecer.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *