Categorias
Artigo

BREVE RELATO SOBRE A SALA DE LEITURA POETA CARDOSO DA FONSECA

Nasce a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca na E. M. São Cristóvão, em Cabo Frio, cidade natal do autor. A sugestão do nome para a sala foi da professora Narcisa Maria da Conceição. A diretora da escola, Habia Bessa Mattos prontamente aceitou a proposta. Antenor Cardoso da Fonseca foi um cidadão cabo-friense extremamente atuante na sua época e, portanto, é uma figura que faz parte da História do município.
Em 2010 a sala foi inaugurada, tendo a professora Danielle Martins à frente do evento.
Em 2011, a professora Ana Claudia Almeida de França, integrante do projeto de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Educação, implementado e organizado pela supervisora Maria Cristina de Oliveira Chagas, assumiu o compromisso de dinamizar o espaço. Pequenos projetos e variadas atividades foram desenvolvidas com alunos e docentes a fim de atingir o principal objetivo de tornar a leitura de narrativas literárias um hábito prazeroso para todos da comunidade escolar.

A participação efetiva do alunado e do corpo docente na construção de um ambiente significativo no processo de ensino-aprendizagem foi, gradativamente, transformando a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca num local de grande importância dentro da escola. Em comemoração ao sucesso obtido, a escola se uniu para fazer uma homenagem ao patrono, em 2017. O Projeto Cardoso da Fonseca, o maestro das palavras, foi elaborado pela professora Ana Claudia e teve a colaboração de todos os professores, que trabalharam a biografia e os poemas do autor com suas respectivas turmas. A culminância do projeto aconteceu no auditório da escola e contou com a ilustre presença da família Cardoso da Fonseca, a esposa dona Luiza Caetano Leão da Fonseca e as filhas: Ana Luiza Caetano da Fonseca e Rosa Ricardina Caetano da Fonseca

A família Cardoso da Fonseca já era muito presente na escola desde a inauguração da sala de leitura e a partir de então a cumplicidade entre as partes se solidificou, pois, a finalidade não era apenas enaltecer a figura do poeta, mas também reacender e propagar os ideais de justiça social, os quais sempre nortearam a vida e a obra do autor. O respeito e a admiração são recíprocos nessa relação que superou até mesmo a decisão do governo municipal de extinguir a E. M. São Cristóvão, no final do ano de 2022.
No início de 2023, houve a fusão da extinta escola com a E. M. Professor Zélio Jotha, sob uma nova Direção. O renascer da Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca se deu quando a ex-diretora Habia Bessa Mattos recebeu o convite da Secretaria Municipal de Educação para assumir a E. M. Alfredo Castro.
A atual Direção constatou que era necessário promover algumas mudanças para reiterar o espaço da sala de leitura da E. M. Alfredo Castro. O trabalho teve início em junho, quando a professora Ana Claudia foi remanejada para a referida escola. E, em 05 de agosto de 2023, a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca foi inaugurada em um novo contexto e com novas perspectivas, sendo que com a mesma essência. O Secretário de Educação, o senhor Alessandro Teixeira, prestigiou a escola com a sua presença, assim como outros nomes ilustres do município de Cabo Frio fizeram questão de participar do evento: o historiador Pierre de Cristo; Fábio Lanati, proprietário e organizador do Espaço Cultural Cardoso da Fonseca, situado no bairro Porto do Carro; o artista plástico, senhor Ivan Cruz e família; e como convidadas especiais a esposa e as filhas do poeta Cardoso da Fonseca.
E assim, da antiga escola do 1º Segmento do Ensino Fundamental, “Cardoso da Fonseca” alçou voo para saudar alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental. As equipes diretiva e técnica, professores, funcionários e alunos estão de parabéns e, com certeza, continuarão a desenvolver um trabalho de excelência, contando mais uma vez com esse espaço especial dedicado à Educação dos jovens cabo-frienses.
Ana Claudia Almeida de França

Compartilhe este Post com seus amigos:

Uma resposta em “BREVE RELATO SOBRE A SALA DE LEITURA POETA CARDOSO DA FONSECA”

Foi um dia memorável. Houve muito empenho da direção e demais funcionários para que tudo ficasse perfeito. Parabéns a todos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *