Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Apesar do “recesso”

Apesar do “recesso” das festas natalinas, o “mundo político” de Cabo Frio continua intenso e faz da Confeitaria Suisso, seu centro mais importante de ebulição, ao menos o cenário que é visto por boa parte da classe média do município, nas mesas onde os políticos e seus cabos eleitorais e até mesmo admiradores se encontram. Afinal, o Suisso fica no meio do caminho entre a Câmara e a Prefeitura.

Semelhante à 2020?

O ex-prefeito Marquinho Mendes, agora no MDB do grupo de Washington Reis, leia-se Duque de Caxias, tem reforçado a ideia, que continua a ser candidato a prefeito de Cabo Frio, recorrendo a todos os meios legais para viabilizar a sua candidatura. O modelo 2024 vai ficando a cada dia mais semelhante ao da última eleição para prefeito, em 2020, quando ficou em terceiro lugar, atrás de José Bonifácio (PDT) e Dr. Serginho (PL).

Executivo X Legislativo – 1

Por outro lado, o grupo da prefeita Magdala Furtado, ainda sem partido, continua com seu projeto de reeleição, mas enfrenta cada vez mais dificuldades e obstáculos na sua relação com a Câmara de Vereadores e enfrenta oposição de diferentes setores da sociedade. A questão central é a famosa “Reforma Administrativa”, cuja aprovação é considerada fundamental pelo executivo.

Executivo X Legislativo – 2

A pergunta a ser respondida é: as finanças municipais aguentam a criação dessa estrutura, acrescentando mais cargos em comissão (portarias), gerando novas despesas para o Erário Público Municipal? A sociedade e os servidores da Prefeitura aceitam o cancelamento de quaisquer reajustes salariais até o ano de 2026, sem nenhuma previsão orçamentária ou mesmo estudo científico? Como reagirão associações e sindicatos?

Questão de gerações

Entre todos os candidatos a prefeito é o presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Alencar (MDB, vinculado a Picciani, o que está no centro do debate político intenso, que envolve o Legislativo e o Executivo. A sua candidatura incomoda diretamente a prefeita Magdala Furtado e o ex-prefeito Marquinho Mendes, representando nova opção geracional na política de Cabo Frio e Região dos Lagos, como o professor Rafael Peçanha.

Opções geracionais

Rafael Peçanha, após abrir mão de sua candidatura a prefeito de Cabo Frio, na eleição de 2020, apoiou e posteriormente participou do governo de José Bonifácio (PDT) como secretário adjunto de ciência e tecnologia. Logo o professor se transferiu para o PT, e tem a missão de ampliar e consolidar o partido, não apenas em Cabo Frio, mas em toda a Região dos Lagos. Embora as propostas sejam diferenciadas, Rafael Peçanha, como Miguel, também representa uma nova opção de gerações.

Campanha consolidada

Falar em opções geracionais o nome do deputado Serginho (PL) não poderia faltar, embora, na faixa dos quarenta, foi reeleito com grande votação, é líder do governo do estado, na Assembleia Legislativa (ALERJ) e foi secretário de estado de ciência e tecnologia. Em 2024, com uma campanha consolidada, vai tentar pela segunda fez ser prefeito de Cabo Frio, após ser derrotado por José Bonifácio, em 2020.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *