Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Mandatos em jogo

O julgamento da Justiça Eleitoral (TRE/RJ), originalmente marcado para o dia 19 foi transferido para hoje, 28 de setembro. O julgamento avalia uma possível fraude na cota de gênero, do PL, na eleição proporcional de 2020. Estão em jogo os mandatos dos vereadores Jean da Auto Escola e Josias da Swell. A mudança não muda muito ou muito pouco.

“É dando que se recebe”

A possível mudança não altera na essência a relação entre o poder executivo e a Câmara. Mudam os nomes, mas o modelo de relação política continua fundamentalmente o mesmo. A máxima estabelecida pelo deputado federal Roberto Cardoso Alves (MDB/SP), “é dando que se recebe”, uma maldosa reinterpretação das palavras de São Francisco de Assis, continua valendo.

O velho Centrão

O paulista Roberto Cardoso Alves, do velho MDB, foi um dos precursores do atual Centrão de Arthur Lira, Época na qual os parlamentares ainda ficavam com as bochechas rosadas, coradinhas, quando apanhados em alguma peraltice. Hoje vale quase tudo, inclusive o tal do “orçamento secreto”.

Miçangas & Paetês

Os royalties do petróleo deram uma levantada esse mês, ultrapassando os 23 milhões de reais, mesmo assim bem longe daquela vitalidade da qual se beneficiaram lá atrás os governos de Alair Corrêa e Marquinho Mendes, que tiveram “a faca e o queijo” nas mãos para fazer as reformas estruturais que Cabo Frio precisava e precisa. Gastaram a grana em miçangas e paetês.

Royalties do petróleo

Nadando em royalties do petróleo estão Saquarema e Maricá, como estiveram Campos, Macaé e Cabo Frio. Quem sabe os moradores de Saquarema e Maricá terão melhor sorte que os campistas, macaenses e cabofrienses? Mais que sorte, uma questão de responsabilidade, capacidade administrativa e política de gestão.

As diretrizes 1

O governo de Magdala Furtado (PL) tem trabalhado, buscando reconhecimento político e eleitoral, na medida em que a prefeita ainda é pouco conhecida da população cabofriense, principalmente no 1º Distrito e nunca exerceu nenhum mandato popular. Sua experiência é na área privada, no ramo imobiliário.

As diretrizes 2

Para isso, a prefeita tem ampliado sua divulgação pessoal, inaugurando três vagas de estacionamento e até colocação de cimento na obra do cais da Praia do Forte, projetada no governo anterior de José Bonifácio. Ao mesmo tempo Magadala está cultivando algumas adesões através de contratações para a prefeitura.

Culto a personalidade

A prefeita Magdala Furtado (PL) caso queira efetivamente a reeleição tem que chegar nos primeiros meses de 2024 com consistência eleitoral, caso contrário as alianças que tem feito através da “caneta cheia de tinta” se dissiparão, acontecendo algo muito semelhante ao governo de Adriano Moreno. Talvez isso explique a atuação da comunicação social, se aproximando ao “culto a personalidade”, do “realismo socialista”. Tá com pressa!

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *